“Al Andalus” Danza Y Música Flamenca

No último domingo 07, foi apresentado  no Teatro Paschoal Carlos Magno o espetáculo “Al Andalus”, um show para os apreciadores da dança e da música flamenca.

Pedro Fernandes, maestro e bailarino( referência de qualidade em flamenco no Brasil e na Espanha) assina o projeto da banda FLAMENCURA e explica que o  espetáculo propicia o  conhecimento do flamenco desde a sua raiz mais pura ( Flamenco Jondo) até a forma mais moderna.

Al Andalus foi como os mouros batizaram a península Ibérica (atuais Espanha e Portugal) durante os oitocentos anos de domínio islâmico na região. Ao contrário do que muitos pensam, nesse período foi quando ocorreu uma das primeiras e maiores miscigenações entre árabes, judeus e cristãos. Nesse ambiente de paz e permissividade entre as culturas nasce o flamenco, que mais tarde se consagra como arte tipica andaluza.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão, ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). Mais recentemente, outros instrumentos como o cajón ( uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos, assim como vários outros instrumentos como o violino, o celo e flauta; o que veio a engrandecer as nuances musicais.
Hoje o flamenco é considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade,  por ser uma linguagem completa que se estende ao cante, toque e baile, fazendo dessas expressões artísticas o meio que o povo gitano encontrou para contar suas histórias, alegrias e tristezas.

Confiram abaixo algumas imagens desse belo espetáculo.

Para ver mais fotos clique aqui!

Ficha Técnica:

Baixo – Everson Vargas
Cajón e palmas – Gustavo Rosa
Guitarra flamenca – Giovani Capeletti
Cante e palmas – Ozir Padilha
Cante, palmas e baile – Pedro Fernández
Flauta – Leo Dias

Iluminação Anderson Zang

Fotografia: Cátia Donaduzzi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s